terça-feira, 2 de maio de 2017

Colocando viés em malha e no ponto reto

Olá pessoal, agora vou falar um pouquinho sobre os viés. Eles são um tipo de acabamento para a peça. Eles ajudam para que o tecido não desfie e também para deixar a peça mais decorativa, quando é aplicado um viés de cor diferente do tecido, por exemplo.
São infinitas opções de viés que existem, das mais diversas cores e até com decorações.

Mas hoje eu vou falar sobre o viés do próprio tecido, e nesse caso, de malha.
Por enquanto estou fazendo meus viés utilizando o próprio tecido, cortando tiras de 3 a 4 cm. Mas você também pode optar em fazer um viés de algum outro tecido que tenha em casa e goste para adicionar á sua peça. São infinitas combinações:




Essas são algumas ideias.

Agora vou mostrar como fica o viés da malha e do mesmo tecido.

                                                                   
                                                                     


E novamente, se é feito em ponto reto, estique a malha enquanto está costurando o viés na peça. E para ficar mais fácil, alfinete todo o viés antes de começar a costurar, pois quando for esticar para costurar, os alfinetes vão segurar melhor as outras partes ainda não costuradas.
Você já deve ter visto que quando são feitas costuras em mangas ou golas, que já fechadas ficam mais difícil costurar na máquina, as atuais tem como retirar uma parte dela, facilitando para esse tipo de costura. Bom, no meu caso eu não tenho isso, então preciso alfinetar tudo antes de costurar, para garantir que saia direitinho. E para conseguir alfinetar principalmente a manga, que é geralmente pequena, eu uso uma caixinha para posicionar e facilitar na hora de colocar os alfinetes.

Por enquanto eu tenho aplicado apenas viés do próprio tecido

Para quem não sabe aplicar viés, vou deixar alguns links que ajudam muito:


Nenhum comentário:

Postar um comentário