segunda-feira, 15 de maio de 2017

Como fazer casa de botão no ponto reto?

Olá pessoal, a intenção do meu blog é mostrar o que a máquina antiga é capaz de fazer, sem a necessidade de uma máquina moderna. Eu já fiz postagem ensinando como costurar malhas no ponto reto AQUI e AQUI.

Hoje vim mostrar como fazer a casa de botão no ponto reto. Sempre vemos que certas máquinas fazem o ponto do caseado e algumas pessoas dizem que só é possível fazer nelas. Pois bem, fiz um tutorial bem legal mostrando como fiz a casa de botão na minha máquina. Vamos lá:

1° - Eu usei um retalho de algodão, sem elastano, para fazer esse tutorial. Tenha em mãos seu tecido, o botão que planeja usar e um marcador de tecido (eu uso o giz para marcar tecido, encontrado em qualquer loja de armarinho na sua cidade.)

2° Posicione o botão em cima do tecido.
3° Faça duas marcações, uma em cima e outra embaixo, definindo a altura do seu botão
4° Depois trace uma linha bem ao meio das duas marcações. Formando uma espécie de I
5° Depois trace outra linha paralela a primeira que traçou, definindo o tamanho que ficará a casa do botão. Isso vai te ajudar na hora de passar a costura. Deixei a minha nesse tamanho, achei ideal.
 6° - Primeiro eu fiz usando o menor ponto da minha máquina (fica no 30).
7° Seguindo as linhas, comece a costurar, quando chegar ao final da linha, volte com o retrocesso por toda ela, até onde começou. Depois continue em frente até o final da linha. Quando chegar na hora de fazer a lateral, eu contei 4 pontos para o tamanho exato até chegar na próxima linha (fazendo também o processo de passos abaixo). Depois repita o processo que fez na primeira linha, nessa ordem: 

1° Passe a costura no ponto pequeno do começo ao final da linha.
2° Volte com o retrocesso até o início da linha.
3° Passe novamente a costura do ponto pequeno até o final da linha.

Por que passar tantas vezes? Para que a costura fique mais grossa e reforçada, fazendo com que não desfaça a costura do seu caseado.
Ela ficará assim.
 8° Com uma tesoura fina, faça a abertura do caseado dentro da costura, retirando os fiapos que ficam. Ela ficará assim, e testando com o botão, está no tamanho que precisa para ele entrar.

 9° - Eu também testei num ponto maior (ponto 15) para mostrar a diferença da costura final
E comparando as duas, fica assim.

Como eu usei um botão nem tão grande e nem tão pequeno, o caseado nos pontos menor ou maior ficaram bons. Se você fizer um caseado de um botão pequeno, use o ponto menor. Caso faça o caseado de um botão grande, use o ponto maior.

E é isso pessoal, fiquei muito feliz pelo resultado do meu caseado e logo farei 2 peças que vão botão, e vou trazer aqui para mostrar o resultado a vocês. Qualquer dúvida, deixem nos comentários. Beijinhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário