segunda-feira, 3 de abril de 2017

É possível costurar tecidos elásticos na costura reta?

  Quando comecei a costurar, fui pesquisar vídeos para ver como são feitas as costuras e dicas de corte também. Sempre que havia uma costura num tecido elástico, era feito no famoso ponto zig zag.  Para quem tem uma máquina antiga como a minha, sabe que elas não fazem esse tipo de ponto, apenas o reto mesmo.
  Então comecei a pesquisar meio de costurar tecidos elásticos na minha máquina reta. Eu não achei bons resultados. A maioria dos blogs sempre dizia que o ponto reto num tecido elástico tende a estourar a costura. Nisso comecei a ficar um pouco preocupada, porque havia acabado de adquirir aquela máquina linda e teria que ter outra por um ponto diferente?
  Mas eu não desisti ai, pesquisei mais e fui a grupos de costura no Facebook por auxílio. Eis que me deram algumas dicas:
-Costurar usando fio de overlock na bobina e costurar num ponto maior.
Essa dica deu super certo, o fio do overlock costuma ser mais elástico mesmo e acaba auxiliando no ponto reto, ou seja, a costura estica e o ponto não estoura. 
Agora tenho testado usar um ponto menor e tem funcionado da mesma forma. E na hora de costurar o tecido, eu puxo ele para esticar mais e a costura fica perfeita.
  Essa foi a dica de hoje, comentei na primeira postagem que tenho por objetivo, falar sobre minhas experiências na costura, com uma máquina antiga. Beijos e até até próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário