quarta-feira, 5 de abril de 2017

Moldes: Comprar, fazer ou copiar?

Olá pessoal tudo bem? Hoje vou falar um pouco sobre moldes e como adquirir eles.
Os moldes servem como a base pronta da sua peça, com as medidas exatas em tamanhos diversos e seus planos de corte. Mas tem maneiras diversas de ter esses moldes, como comprar de alguém que os faça, fazer eles você mesmo e até de copiar os que vem nas revistas.
  A maneira que comecei, foi comprando revistas, que podem ser encontradas em bancas e até em algumas lojas de armarinhos. Aqui, algumas das que tenho:
As revistas são recheadas de dicas e com imagens das roupas selecionadas para terem seus moldes, vindo em apenas um tamanho, ou até mesmo em tamanhos diferentes. É uma variedade enorme de roupas e modelos, e vem sempre com dicas do tecido ideal para a peça e a metragem de tecido necessária para cada tamanho. No meio das revistas, você encontra os moldes, eles ficam em algumas folhas separadas e são indicadas por cores e números. Aqui, uma imagem da folha de molde:
Pode parecer bem confuso no início, eu mesma achei bem complexo. Mas depois que você começar a ler as instruções de como identificar as peças e copiar, fica tudo mais simples.Uma das vlogueiras que sigo, Patrícia Cardoso, fez um vídeo explicando como copiar esses moldes, e para mim foi de uma enorme ajuda, portanto, deixarei o link do vídeo aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=b3R7Tp2N6Ac&t=983s

Eu já copiei duas peças das revistas, e tenho gostado muito. Uso papel pardo (kraft) para copiar os moldes, como pretendo ter vários, esse papel costuma ser mais barato, e copiar o molde nele é fácil. Eu ainda estou pegando ideias e sugestões em como armazenar meus moldes. Por enquanto, tenho deixado eles enrolados e presos com um elástico, e guardo numa gaveta. Está sendo a melhor forma de deixar eles intactos.
Mais tarde, vou postar algumas das peças que tenho feito copiando os moldes, e posto com detalhes aqui. Por hoje foi isso, beijinhos, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário